Logo
European Vegetarian and Animal News Alliance (EVANA)
Select language:
en de fr pt es
it nl ro sl sq sv



Join us on
facebook logo
Facebook!





RSS all lang.

Donation to EVANA.

EVANA entrevista Tobias Leenaert da EVA, Bélgica



“Sabemos que a preocupação das pessoas no que toca a carne… está a aumentar.”

A 13 de Maio de 2009, Tom Balthazar, conselheiro do Comité de Saúde e do Ambiente de Ghent, iniciaram a campanha “Quinta-Feira Vegetariana”, que tem sido feita em colaboração com a organização EVA (Alternativa Vegetariana Ética). Quase imediatamente à divulgação do comunicado de imprensa que anunciava os dias “livres” de carne, desencadou-se tal reacção internacional de que nem os organizadores estavam à espera.

Nós quisemos saber mais sobre este novo projecto espectacular e perguntámos a Tobias sobre detalhes do projecto, a sua preparação e o seu eco mundial.



----------------------------
15 de Maio de 2009

EVANA: Tobias, antes de mais gostaria de o felicitar a si e à sua organização neste sucesso estrondoso da nova campanha “Quinta-feira Sem Carne” . Esperava toda esta quantidade de atenção mundial?

TOBIAS LEENAERT: Não, de todo. Pensava que, se alguma vez fossemos fazer um comunicado de imprensa internacional, deveria ser agora, pois é recente e original, mas nunca esperava toda esta atenção.


PERGUNTA: Acha que todo este frenesim mediático poderá ter alguma coisa a ver com o facto de que as pessoas de todo o mundo pudessem estar à espera de que políticos corajosos tivessem iniciativa no que toca a vegetarianismo? Pode aprofundar mais sobre as reacções?

RESPOSTA: Sabemos que a preocupação das pessoas em relação a carne (e especialmente em relação ao impacto do aquecimento global) está a aumentar e sim, talvez muitos desses se apercebam, que algo muito sério terá que acontecer, e que apenas poderá ser acelerada por coragem política.

As reacções que estamos a conseguir são fantásticas. Não é apenas a atenção mundial da imprensa mas também reconhecimento de grupos e individuais de todo o Mundo. As pessoas dizem-se inspiradas para seguirem esta ideia, e esse era exactamente o nosso objectivo com o comunicado de imprensa. Eu acho que é fantástico mostrarmos que algo como isto é possível, e que isto torne mais fácil para que outras cidades e grupos façam o mesmo.


PERGUNTA: Como surgiu a ideia para este projecto? Quem teve a ideia? Quanto tempo demorou a sua fase de preparação?

RESPOSTA: A nossa campanha “Quinta-feira Sem Carne” está operacional há um ano e meio. Eu acreditava que tínhamos chegado a esta ideia do dia semanal sem carne por nós mesmos, mas mais tarde descobrimos que já existiam as “Segundas Sem Carne” e as “Segundas Fora com a Carne” nos EUA.


PERGUNTA: Como conseguiste ter um contacto construtivo com a administração de Ghent logo à primeira tentativa? Ouve logo interesse oficial ou tiveste que trabalhar para os convencer?

RESPOSTA: Bem, o que ajudou foi que no ano passado, nós conseguimos convencer o Presidente do IPCC Rajendra Pachauri a vir a Ghent (apenas lhe perguntámos, se quiser saber como o fizemos), onde ele falou pela primeira vez sobre a relação entre a produção de carne e o aquecimento global. Tom Balthazar, o conselheiro responsável pelo Ambiente, estava lá, e convenceu-se cada vez mais depois disso. Estabelecemos contacto com dois colegas seus que também estavam entusiasmados, e sugerimos que perguntassem a Balthazar se ele estava disposto para oficialmente proclamar as Quintas como Dias Vegetarianos

Estamos também orgulhosos por poder dizer que o Dr. Pachauri ficou inspirado pela nossa ideia do dia vegetariano e que a tem espalhado por todo o mundo.


PERGUNTA: Mas talvez alguns dos políticos já seriam vegetarianos o que ajudaria a construir esta cooperação construtiva?


RESPOSTA: Não. Ghent, contudo, é uma cidade muita amiga dos vegetarianos. Temos 13 restaurantes vegetarianos para uma população de 240.000 pessoas, o que é melhor que qualquer outra cidade ocidental que eu conheça.


PERGUNTA: Os seus parceiros políticos são maioritariamente do sector da saúde pública ou também existem peritos em ecologia envolvidos?


RESPOSTA: Tom Balthazar, o conselheiro, e na verdade o responsável por quatro dos domínios que nós nomeamos como as quatro boas razões para se ser vegetariano: Saúde, Ambiente, Bem-estar Animal e Relações Norte-Sul. Por isso era ele que tínhamos que ter do nosso lado.


PERGUNTA: Um jornal Alemão declarou Ghent como a “capital dos vegetarianos”. Os responsáveis pela cidade devem estar muito felizes com esta publicidade a Ghent.

RESPOSTA: Sim, estão entusiasmados. Na realidade eu acabei de ouvir o Presidente da Câmara na rádio e ele fez de conta que esta campanha fazia parte do seu grande plano de marketing para a cidade:-)


PERGUNTA: Existe alguns planos para os turistas veg* que queiram participar nas “Quinta-feira Sem Carne” de Ghent?

RESPOSTA: Espero que eles consigam ler o mapa da cidade em holandês. Não deverá ser assim tão difícil. Mas também poderão contactar-nos.


PERGUNTA: Podes falar-nos mais sobre a “Capital Vegetariana”? Como surgiu esta fantástica variedade de Lojas e restaurantes vegetarianos?


RESPOSTA: Na verdade, não faço ideia. No entanto, é uma cidade em progresso, com um número muito elevado de estudantes.


PERGUNTA: Que cidades procuraram informações com a ideia de implementarem um dia sem carne eles mesmos?

RESPOSTA: Na Bélgica apenas duas (Hasselt and Merelbeke). Os Verdes irão submeter uma proposta para Leuven. Recebemos emails de alemães, da Animal Aid e da Peta UK para receberem mais informação pois poderão ter os seus próprios planos.



PERGUNTA: Qual é o teu conselho para todas as organizações vegetarianas interessadas em seguir o exemplo da EVA e estabelecer contactos decisivos com o mundo dos que tomam decisões?


RESPOSTA: O clima está bom para o vegetarianismo (trocadilho não intencionado) mas, por outro lado, uma organização tem que ser credível. Eu acho que nós somos a única organização vegetariana no mundo em que a sua estrutura é financiada pelo seu governo nacional (começamos como organismo de voluntários e recebemos fundos mais tarde – porém, somos completamente independentes). Trabalhamos durante anos para mostrarmos uma imagem credível e profissional. Ajuda o facto de não sermos uma organização dos direitos dos animais, uma vez que a maioria das organizações de topo e instituições estão mais interessadas em argumentos em relação a saúde e ambiente.


PERGUNTA: A EVA trabalha em todo o país? Se não, existem planos de expansão para arranjarem acordos semelhantes que também possam ser feitos noutras regiões da Bélgica?


RESPOSTA: Definitivamente queremos alargar as nossas dimensões e envolver o maior número possível de cidades, e quem sabe, talvez possamos ter um dia o dia nacional semanal vegetariano. Para já, a nossa área de trabalho é a Flandres (a parte holandesa da Bélgica).

EVANA: Tobias, nós na EVANA fazemos figas para que esta grande iniciativa floresça e se expanda nos anos vindouros, e muito obrigado pelo teu tempo a responder às nossas questões.


=======================

EVA (Ethical Vegetarian Alternative) − Belgium
Tobias Leenaert, EVA vzw,
++32 (0) 494 64.69.38 or ++ 32 (0) 9 329 68 51.
tobias@vegetarisme.be


Source: EVA (Ethical Vegetarian Alternative) − Bélgica
Author: Herma Caelen falou com Tobias Leenaert

Link: Bélgica (Ghent): Dia Oficial Sem Carne semanalmente
Link: Cidade na Bélgica institui o Dia Sem Carne, que acontece semanalmente, toda quinta-feira

Date: 2009-05-23