Logo
European Vegetarian and Animal News Alliance (EVANA)
Select language:
en de fr pt es
it nl ro sl sq sv



Join us on
facebook logo
Facebook!





RSS all lang.

Donation to EVANA.

Bélgica (Ghent): Dia Oficial Sem Carne semanalmente

Nota de imprensa

12. Maio 2009

Cidade Belga de Ghent é a primeira a apresentar dias sem carne.

A partir do dia 13 de Maio de 2009, a cidade de Ghent, na Bélgica, uma das 370 cidades Europeias que contribuem para a melhoria do clima, pode bem ser oficialmente a primeira a optar por um Dia Sem Carne a ocorrer todas as semanas.

De acordo com a FAO, a pecuária é responsável por 18% das emissões de gases a nível global. É por isso que os governantes das cidades, em cooperação com a organização vegetariana EVA, estão determinados a continuar a luta contra as mudanças climáticas. Outras cidades belgas já mostraram interesse em seguir o exemplo de Ghent.


A primeira *Quinta-feira Vegetariana* vai começar na 4ª feira, dia 13 de Maio, com uma cerimónia festiva pública. Tom Balthazar, responsável pelo pelouro da saúde e ambiente da cidade, irá oficialmente proclamar as 5ªs feiras como sendo os dias vegetarianos.

Como aperitivo da campanha, os responsáveis pelo município já tiveram oportunidade de apreciar um *almoço gourmet vegetariano* na câmara municipal na semana passada.

Na inauguração oficial toda a gente será convidada a fazer parte da campanha da *Quinta-feira Vegetariana*, e brindes vegetarianos serão distribuídos aos participantes.

A partir de Setembro, as escolas públicas irão servir almoços vegetarianos às 5ªs feiras. Todos os 5000 trabalhadores municipais vão receber um mapa gratuito vegetariano da cidade, e um folheto de cozinha vegetariana será enviado aos profissionais dos 1500 restaurantes da cidade.

Vai haver aulas de cozinha vegetariana tanto para profissionais como para particulares. As cantinas para os trabalhadores municipais de Ghent já alargaram o seu menu vegetariano.

Aqui estão as motivações principais que levaram Ghent a criar a *Quinta-feira Vegetariana*:

- Qualquer redução da produção e consumo de carne - que leva ao aumento das emissões de gases e à degradação dos solos, água e ar, desertificação e desflorestação - trará enormes benefícios para o ambiente.

- Ghent também quer ser uma cidade saudável. Uma refeição vegetariana equilibrada não só é sustentável como saudável. Os cidadãos Belgas, e os Eurpoeus em geral, comem demasiada carne e não consomem vegetais suficientes, o que traz sérias consequências para a sua saúde. Carne em demasia aumenta os níveis de colesterol e também os riscos de se sofrer de alguns tipos de cancro, diabetes e obesidade.

*Ao participarmos na Quinta-feira Vegetariana, nós escolhemos a saúde: a nossa e a do planeta.*


Contactos:
EVA (Ethical Vegetarian Alternative) - Belgium
Tobias Leenaert, EVA vzw,
++32 (0) 494 64.69.38
or ++ 32 (0) 9 329 68 51
tobias@vegetarisme.be


Source: EVA (Ethical Vegetarian Alternative)
Author: EVA

Link: Cidade belga planeja ter um 'dia vegetariano' por semana
Link: Cidade belga terá dia da semana 'vegetariano'

Date: 2009-05-12

Share

Filter: 
1-13
2020-01-25
2014-01-22
Veganer Döner in Winterthur
Hier gibt es alles, was Veganer und Umsteiger begehren: vom Vegan-Döner bis zu Yams-Riesengarnelen und bunter Seife im Tortenformat.
2014-01-20
Restaurant Abyssinia
Le restaurant a ouvert il y a peu et offre des plats végétaliens à la carte.
2014-01-20
Le restaurant a ouvert il y a peu et offre des plats végétaliens à la carte.
2013-12-16
Étoiles à la cannelle
Gourmandise de fêtes 100% végétalien.
2013-12-16
Noël végétarien
Pensez aux animaux lors de la fête de l’amour
2013-12-16
Dr Laurence Froidevaux
2013-12-12
Schoggimousse
Zum Fest der Liebe auch an Tiere denken
2013-12-07
2013-12-04
Giftstoffe in tierischen Produkten
Das Bundesamt für Gesundheit (BAG) hat einen neuen Bericht zu den Schadstoffen in Lebensmitteln veröffentlicht.
2013-12-04
Telomere sind Enden der DNA, welche die Chromosomen in den Zellen schützen. Sie verkürzen sich im Laufe des Alters kontinuierlich. Man kann an ihrer Länge das Alter (oder Krankheitsanfälligkeit) ables
2013-12-04
Al Gore
Der Klimaaktivist, der mit seinem Dokumentarfilm "An Inconvenient Truth" über die Folgen des Klimawandels aufmerksam machte, sorgt erneut für Schlagzeilen
2013-10-30
Crème courge - marrons
Cadeaux maison de la cuisine automnale
1-13

For correspondents:
Username:

Password: