Logo
European Vegetarian and Animal News Alliance (EVANA)
Select language:
en de fr pt es
it nl ro sl sq sv



Join us on
facebook logo
Facebook!





RSS all lang.

Donation to EVANA.

Tom Regan: Áustria viola direitos humanos

9 Julho, 2008

To:
ministerbuero@bmi.gv.at,
minister.justiz@bmi.gv.at,
heinz.fischer@hofburg.at,
alfred.gusenbauer@bka.gv.at


Caros,

Em várias ocasiões passadas, tive a honra de discursar no vosso país sobre o sério problema moral dos direitos dos animais. (Em relação às minhas habilitações, vejam os websites que acompanham a assinatura abaixo). Fui sempre tratado com respeito. Nunca sofri a mínima tentativa para silenciar a minha mensagem. Para a minha mulher e para mim próprio, e para literalmente milhões de defensores dos direitos dos animais que há pelo mundo, a vossa nação merecidamente venerada manteve-se como um foco de civismo num mundo frequentemente marcado pelo oposto.

Mais do que mostrar civismo em relação aos humanos, as melhoras progressivas em relação aos não-humanos têm marcado a história recente do vosso país. Uma interdição nacional às quintas de criação de animais para pêlo e de coelhos criados em gaiolas. Uma interdição nacional contra o uso de animais em circos. Uma interdição nacional à vivissecação de símios. Mais nenhuma nação, faço questão de frisar, iguala a Áustria no que diz respeito à marcha histórica em direcção ao tratamento compassivo, informado e respeitoso dos animais não humanos.

Por isso encarámos como lamentável a notícia que nos chegou relativa à recente tentativa do vosso governo para intimidar e silenciar Austríacos defensores dos direitos dos animais. Vou-vos poupar os detalhes, porque tenho a certeza que os conhecem bem. (Ou talvez não suficientemente bem). Em vez disso, como um amigo da vossa nação, deixem-me dizer isto.

Cada vez mais, a Áustria é vista como um país que perdeu o equilíbrio moral. Cada vez mais, a Áustria é vista como um país que é regido por interesses selectos não eleitos, e não pela vontade do povo. Cada vez mais, a Àustria é vista como um país que espezinharia os direitos humanos em nome da oposição patrocinada pelo Estado por seja o que for que os tais interesses possam comprar.

Cavalheiros, recuem e observem com uma nova perspectiva o que o vosso governo e as suas agências de manutenção da lei estão a fazer - e para onde vos estão a levar. Estão a tirar o crédito a gerações de Austríacos que viveram e morreram pela herança das tradições democráticas. Não é precisa a sabedoria de Salomão para compreender porque é que os defensores dos animais actualmente encarcerados deveriam ser libertados, não no próximo mês, não na próxima semana, não amanhã, mas hoje. Qualquer coisa inferior a isso vai resultar numa cicatriz permanente na integridade da história do povo Austríaco.

Abertamente, deste vosso,

-- Tom Regan Emeritus Professor of Philosophy Department of Philosophy & Religion North Carolina State University Box 8103 Raleigh, NC 27695-8103 Tel: 919-513-1333
http://www.lib.ncsu.edu/exhibits/regan
http://www.lib.ncsu.edu/animalrights
http://www.youtube.com/watch?v=ADhNch30Img


Source: Tom Regan


Date: 2008-07-11